Mochilando na Europa

COVID-19: Irlanda Cancela St. Patrick’s Day

Folha vetor criado por starline - br.freepik

Devido aos altos números de infecções do Coronavírus e já mencionando manter o atual lockdown para além de janeiro, a Irlanda cancela oficialmente o St. Patrick’s Day de 2021 de novo.

St. Patrick’s Day

A tradicional celebração do St. Patrick’s Day que ocorre todo ano na Irlanda em março, foi cancelada pelo Governo Irlandês pelo segundo ano consecutivo. Para quem não conhece em março a Ilha Esmeralda se veste de verde em uma espécie de carnaval Irlandês para comemorar o dia de São Patrício, todas as lojas locais vendem antigos, fantasias e maquiagens verdes e um grande desfile é organizado para o dia escolhido, normalmente são de 4 a uma semana de comemoração(!)

Um pouco de história

Conforme a Wikipedia aos dezesseis anos, São Patrício foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar num navio e retornar à Bretanha. Ao voltar à Bretanha, entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar à Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

Sobre o evento neste 2021


A organização do evento informou que manterá uma agenda online para o dia festivo porém o tradicional desfile que atrai multidões não ocorrerá este ano.

Ainda conforme o Governo Irlandês não teremos pessoas vacinadas o suficiente para que o evento seja considerado seguro.

RTE irá transmitir uma programação especial

A emissora local já informou que irá transmitir uma programação especial do St. Patricks durante a semana do dia 12 à 17 de março.

Compartilhe:
Sair da versão mobile