Faculdades na Irlanda
|

Como funcionam o vestibular, o processo de matrícula e quais as documentações necessárias para ingresso nas faculdades da Irlanda? Acompanhe aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Lá se passaram dois anos desde que cheguei na Irlanda em 2018, agora com o Inglês mais polido e no nível Upper Intermediate( B2), acompanhe comigo as minhas experiências rumo ao início de uma vida universitária no exterior!

Cursos e seus níveis

Na Irlanda o peso dos cursos são medidos usando um sistema chamado Irish National Framework of Qualifications(NFQ):

  • Level 1 ao 5 são os níveis fundamentais de ensino( Inglês é nível 5 por exemplo);
  • Level 6 são os relacionados a cursos técnicos, como por exemplo os cursos tecnólogos do Brasil, o qual o MEC reconhece como faculdade porém aqui são cursos “extras”;
  • Level 7 é um curso de nível superior( normalmente com duração de 3 anos);
  • Level 8 é o nível bacharel( em média duram 1 ano ou mais);
  • Level 9 são as pós graduações, masters e especializações;
  • Level 10 são os doutorados:
National Framework of Qualifications (NFQ)
National Framework of Qualifications (NFQ)

Modo de Ingresso na Faculdade

O modo de ingresso no ensino superior aqui na Irlanda é um pouco diferente do Brasil, em que se resume a um vestibular e a entrega do certificado e histórico do ensino médio( Com raras exceções para análise de currículo e cartas de indicação).

Aqui se você não tem o inglês como língua materna irá precisar fornecer algum teste reconhecido pela instituição como o IELTS e o Cambrige( A maioria reconhece estes dois), ou ainda você pode optar por fazer um dos testes internos das instituições que comprovam a sua proficiência no Inlgês. Faculdades como a CCT e a Independent College por exemplo aplicam um teste próprio para avaliar o seu grau de fluência, estes testes normalmente consistem de uma parte gramática e uma de conversação.

Além de demonstrar a sua capacidade em entender a língua, o histórico e o certificado de conclusão do ensino médio( Considerados Level 5) ou técnico( Level 6) são solicitados para comprovar que você está apto a se matricular na faculdade( cursos de nível superior tem level 7).
Algumas vezes estes documentos precisam ser traduzidos, outras o original em português é aceito.

A partir de então um currículo normalmente é solicitado, após estes dois documentos serem entregues e o teste de proficiência já feito, uma carta chamada offer letter será fornecida pela instituição, esta carta informa que suas documentações foram aceitos e que a vaga esta sendo ofertada a você.

Após efetuar o pagamento do curso uma nova carta será enviada pela instituição, a chamada acceptance letter, que é a carta de aceite ou matrícula, nela constarão o tipo de curso, o valor e a data de início( Esta é a carta que será apresentada a imigração).

CCT Dublin - Website
CCT Dublin – Website

Valores

Os preços variam muito conforme a idade da universidade, as mais renomadas são centenárias e as mais novas são mais populares, os cursos variam normalmente entre 4300 até mais de 10 mil euros por ano letivo.

Formas de Pagamento

AIB Logo
AIB Logo

Diferente do Brasil em que é possível você financiar a faculdade por mês, na Irlanda o ano letivo é pago a vista antes de você iniciar o curso.
Algumas faculdades permitem você a parcela o curso, que deve ser quitado até você o começar, ou até mesmo pagar uma parte durante o curso.
Outra solução comum aqui é solicitar crédito financeiro bancário, ou seja um empréstimo ao banco para pagar o curso, as taxas são muito baixas e a maioria recorre ao banco para solicitar linhas de créditos especiais para universitários, caso você tenha curiosidade segue um simulador do AIB para empréstimos para curso superior.

Período de Ingresso

O semestre letivo se inicia principalmente em setembro, algumas poucas faculdades oferecem cursos para início na primaveira( entre janeiro a março), as faculdades mais baratas como a CCT e a Dorset por exemplo aceitam ingresso na primaveira e no outuno.

Universidades mais Conhecidas

DCU - Photo by Jane Last on Unsplash
DCU – Photo by Jane Last on Unsplash

Segue abaixo uma lista das faculdades mais conhecidas em Dublin e na Irlanda, a quantidade de universidades é simplesmente gigante porém segue para conhecimento somente as mais famosas entre a comunidade.
Aqui na Irlanda quanto mais antiga a faculdade é, mais poder ela irá ter no seu currículo, e também, mais cara ela custará, assim como no Brasil, logo faculdades centenárias como a Trinity e a DBS por exemplo custam acima dos 10 mil euros por ano letivo:

Trinity College Dublin
DCU
UCD-University College Dublin
Griffith College
DBS -Dublin Business School
Dorset
CCT
TU Dublin
The Institute of Technology Tallaght
Independent College

Trinity College Dublin - Photo by Stephen Bergin on Unsplash
Trinity College Dublin – Photo by Stephen Bergin on Unsplash

Espero ter ajudado você a entender um pouco sobre as faculdades aqui na Irlanda, qualquer dúvida fique a vontade e deixe um comentário abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.