Passaporte Não é Mais Necessário para Renovar o IRP
|

Foi notícia a algumas semanas atrás que INIS estava enfrentando problemas com o volume de pedidos de renovação, além de perca de alguns passaportes, agora uma novidade parece resolver o problema dos atrasos com a devolução dos passaportes!

INIS Dispensa envio de Passaportes para Renovação

A partir do dia 2 de dezembro de 2020, os estudantes que precisam renovar o seu visto, irão continuar utilizando o INIS Online normalmente, porém não precisam mais enviar o Passaporte físico via correios para o escritório do INIS, conforme publicado oficialmente pelo escritório da Imigração em Dublin:

Notice 2 | Minister announces new arrangements for renewal of registrations via INIS
Notice 2 | Minister announces new arrangements for renewal of registrations via INIS

O comunicado oficial você pode conferir neste link.

Oque isso significa?

Que a partir do dia 2 de dezembro você não precisa mais mandar o passaporte físico vias correios quando faz a renovação no sistema do INIS Online, podendo continuar viajando enquanto isso.

Você ainda irá precisar fazer o upload do documento conforme procedimentos do INIS Online, mas não irá precisar postar este para o INIS, o cartão do IRP (Antigo GNIB) será enviado em sua residência em até 10 dias úteis.

Como entro no país sem um carimbo?

Agora o IRP deverá ser carregado com você para provar o seu status legal no país:

FAQs in relation to new process for online renewals December 2 nd 2020 via Inis.gov.ie
FAQs in relation to new process for online renewals December 2 nd 2020 via Inis.gov.ie

Ou seja a partir do dia 2 você deve carregar consigo o IRP sempre que sair e entrar no país para provar o seu status legal, todas as companhias aéreas irão aceitar o IRP no lugar do carimbo no passaporte para comprovar o status legal de residente no País.

E se você precisar provar o seu status legal enquanto aguarda o novo IRP?

Ainda conforme o INIS durante o período de renovação, enquanto você aguarda pelo novo IRP chegar em sua residência, o email enviado ao INIS serve para provar que você esta regularizando a sua situação no país.

Se você precisar viajar neste meio tempo, é possível ainda entrar em contato com o INIS pelo e-mail, explicando o motivo excepcional da viajem enquanto aguarda o IRP que eles irão tratar com exceção.

Residentes fora da Dublin

Para quem mora fora da Capital o processo também não exige o carimbo do passaporte físico, você irá fazer a sua renovação normalmente no escritório da Garda local:

Saiba mais

O INIS preparou um documento com as dúvidas mais comuns que pode ser encontrado no neste link ou abaixo:

Dúvidas e necessidades de contato com o INIS você pode fazer pelo email [email protected]

Compartilhe:

1 comentário em “Passaporte Não é Mais Necessário para Renovar o IRP”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.