Prepare o Psicológico para um Intercâmbio
|

Intercâmbio é uma delícia, viajar, conhecer novos lugares e aprender novas línguas.
Porém a distância de casa e dos amigos pode colocar em prova a saudade e lhe ensinar ou não a como lidar com a solidão.

Saudades

A distância de casa e a falta dos amigos só faz aumentar as saudades de tudo que ficou, piora se você não constrói uma rede de relacionamentos ou faz novos amigos locais.
Fica a dica, quando chegar procure conhecer mais as pessoas daqui, seja aberto ao novo, não se distancie dos brasileiros e se esforce para ir aos pub’s com a “galera”, existe sempre alguém colocando fogo para fazer aquele meeting com todos, tomar uma pint ou curtir a Dicey’s(!)!
Não esqueça de sempre tentar manter o contato com membros da sua família e amigos do Brasil, whatsapp, messenger e Facebook estão aí para isso, você irá sentir falta deles e o contato constante pode lhe ajudar a não se afastar das importantes conexões de sua terra natal.

Psicológico

Ateste-se de estar com a saúde mental em dia, já sabemos da velha consulta ao clínico geral para um check-up antes da sua viagem, porém a parte psicológica não deve ficar de fora.
Não são raros os casos na Irlanda de brasileiros que surtam ao chegar aqui, o clima e a falta de sol aumentam a sensação de depressão, cansaço, você não tem vontade de fazer nada, só chove e no inverno temos somente algumas poucas horas de sol, permita-se ir aos parques, aproveitar o sol ao máximo que poder, incluir vitamina D em sua dieta( Lembre-se que viemos de um país tropical e que o Sol aqui é raridade) e se você tem alguma tendência a ter qualquer transtorno certifique-se de solicitar uma orientação profissional antes de embarcar. Não são somente Irlandeses que se deprimem na Ilha Esmeralda, para quem não sabe o país leva a sério essas questões mentais e fornece várias ajudas e suporte de profissionais.

Orientação Profissional

HSE Irlanda

Se você estiver na Irlanda o HSE dispõe de tratamentos psicológicos gratuitos a Europeus ou Não Europeus, você encontra mais informações no link oficial do Heath Service Irlandês.
Você pode encontrar ajuda na Pieta House, que fornece suporte a pessoas que se machucam ou tentam suicídio; Os Samaritanos na Irlanda podem lhe ajudar em casos graves e urgentes de depressão e o Aware provê suporte a qualquer pessoa que esteja preocupada com sua saúde mental.
Se você tem algum flatmate que constantemente esta abatido, demonstra ansiedade além do normal e percebe alterações que não são normais( Nada é muito normal em um intercâmbio eu sei), vale indicar um profissional e sempre fornecer um ombro amigo para ver se esta tudo bem, não custa nada perguntar como o amiguinho esta.

Emfim Seja Feliz

Cheers
Cheers

Não deixe o tempo passar, vá passear, saia na rua, procure uma atividade que goste para passar o tempo, mantenha a mente ocupada e procure fazer exercícios físicos.
Aproveite o sol, lembre-se de manter uma dieta saudável, cuide com exageros e pare de pensar negativamente!
O trabalho não é oque você esperava? Lembre-se que ele lhe da acesso as viagens e mantem o seu poder aquisitivo, através dele você vai pagar as suas contas e se manter durante o seu tempo de estadia, isso não é para sempre, tudo é passageiro. A escola de inglês não é boa, nem legal? Existem várias formas de formas de aprender, ignore o fato de você não gostar daquele professor e de uma chance ao método dele, procure se manter ativo ouvindo podcasts, vendo filmes, séries, músicas, lendo livros…
Não gosta de seus flatmates? Todos somos diferentes e não somos feitos somente de defeitos, procure enxergar a qualidade em cada um e mantenha sempre o respeito indiferente da sua afinidade, manter um ambiente com respeito é sempre a melhor saída, afinal de contas gostando ou não o seu flatmate estará ali dia e noite, um dia sim e outro também, vamos cultivar a paz e a empatia.

Esta tudo dando errado


Calma lá caro intercambista, para tudo nessa vida temos um tempo certo, positivo ou negativo toda situação nos ensina algo, lembre-se disso!

Não deixe o psicológico boicotar os seus planos.

Espero que o seu intercâmbio seja leve  e que você aumente a sua rede de relacionamento com pessoas positivas e mentes criativas, expandido as suas experiências de uma forma mais saudável o possível!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.