Seguro de Saúde Obrigatório Deve Quintuplicar de Valor
|

Uma notícia não muito positiva foi compartilhada pelo ICOS hoje a respeito do Seguro de Saúde Governamental, o conhecido seguro obrigatório deve quintuplicar de valor este ano! 

O que diz o ICOS

O Conselho dos Estudantes Internacionais na Irlanda ICOS, compartilhou a seguinte nota em sua págna no facebook:

IMPORTANT UPDATE: Starting from 2 October, health insurance for non-EEA international students who have studied in…

Posted by Irish Council for International Students (ICOS) on Wednesday, September 30, 2020

Em resumo os estudantes que estão aqui para estudar em um curso com duração superior a um ano( faculdade, pós e outros), são considerados residentes ordinários ( Um morador do país), isso significa que a apólice de seguro destes se enquadra na faixa-comunitária e não naquela já conhecida e promocional, normalmente comercializada pela CHUBB de 100 ou 150 euros.

Como a midia e as escolas estão reagindo

O Trinity News que é um jornal estudantil existente desde 1953, compartilhou a notícia que o USI( A União dos Estudantes na Irlanda) esta em contato com os Senadores para que os mesmos realizem uma emenda nas leis do Seguro de Saúde, para evitar que estudantes internacionais enfrentem aumentos significativos no preço do Seguro Saúde.

O The Times também publicou uma matéria, com destaque para o aumento de 450% no preço das apólices de seguro esta semana.

A UCC( Universidade de Cork – University College Cork) publicou nota sobre o assunto e conforme a universidade:

Infelizmente, os planos com desconto para estudante não estarão mais disponíveis após 2 de outubro de 2020. Se você ainda não adquiriu o Seguro de Saúde, renove o mais rápido possível para aproveitar as taxas de estudante. Qualquer plano de saúde já adquirido antes dessa data será honrado.

Health Insurance. UCC.IE , Irlanda, 30 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.ucc.ie/en/international/studentinfohub/beforeyouarrive/healthinsurance/. Acesso em: 30 de set. de 2020.

A DBS( Dublin Business School) publicou também uma nota em que o valor dos Seguros de Saúde deve aumentar de 150~180 para mais de 700 euros por ano a partir de 2 de outubro.

Porque a mudança esta ocorrendo agora?

Isso segue uma decisão do Tribunal Superior de Outubro de 2018, nela estudantes que vem de fora de União Europeia( non-EEA ou não europeus) e que frequentam cursos com duração superior a um ano devem ser considerados residentes ordinários do estado, como um Irlandês residente no pais por exemplo.
Anteriormente, as seguradoras de saúde como a Chubb, podiam oferecer cobertura a estudantes não pertencentes a União Europeia( non-EEA), a uma taxa de apólice de estudante fixa, seguro este muito comprado pelos estudantes para cumprir a exigência burocráticas já conhecidas do visto Stamp 2. No entanto, após a decisão do Tribunal Superior, as seguradoras de saúde não estão autorizadas a oferecer taxas com desconto a estudantes non-EEA com base em seu status de estudante.

Quando a mudança ocorrerá?

Ainda conforme o ICOS e as universidades, a nova política deve ser aplicada a partir do dia 2 de outubro de 2020, exatamente daqui a três dias.

Recomendações

As recomendações para quem vai se matricular ou renovar a faculdade na Ilha Esmeralda é comprar o seguro antecipado; Algumas escolas permitem a compra de uma apólice com vigência futura, isso significa comprar e pagar hoje um seguro que só tem validade em janeiro do ano que vem por exemplo. Isso garantiria o valor da apólice para a data da compra/contratação e evitaria a surpresa desta atualizarão de valores futura, como indicado pela universidade de Cork a UCC.

Entre em contato com a administração da sua escola e se informe sobre o assunto o quanto antes, a maioria delas permite a contratação do seguro com bastante antecedência, reduzindo assim a chance de você ser pego de surpresa pelo Seguro de Saúde na sua renovação do ano que vem.

Uma das dicas também é o site abaixo, ele comercializa Seguros de Saúde e pode lhe ajudar caso a sua escola não comercialize o seguro antecipado:
https://backend.studyandprotect.com/

Compartilhe nos comentários abaixo se você tem alguma dica ou se também recebeu algum comunicado da sua faculdade 😀

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.