COVID19: Solução Temporária para o PPS na Irlanda
|

Em tempos difíceis de COVID-19 o Governo Irlandês abre uma exceção para requerimentos do PPS on-line e via correios, acompanhe aqui como dar entrada em seu documento.

Oque é o PPS?

O Personal Public Service Number é um número único e pessoal, que fornece ao morador Irlandês acesso aos benefícios sociais, serviços públicos de informações na Irlanda, saúde, recolher impostos e etç, equivalente ao CPF no Brasil. Já comentei sobre ele neste post.

Como Aplicar Online

Conforme publicado no Facebook da Embaixada Brasileira em Dublin:

COVID-19 | Mecanismo temporario para inscrição no PPSN da Irlanda https://www.gov.ie/en/service/12e6de-get-a-personal-public-service-pps-number/#rules

Posted by Embassy of Brazil in Dublin on Thursday, March 26, 2020

O Governo Irlandês suspendeu a emissão de novos PPS nas vias convencionais( Enquanto perdurar o Lockdown) porém esta aceitando pedidos Online, por e-mail ou via correios.
Para realizar o processo você irá precisar de alguns documentos:

  1. Preencher o formulário REG1;
  2. Apresentar um motivo: A carta do seu empregador informando que você é funcionário da empresa( com a data de início) e com os seus dados( inclusive de endereço) na carta.
  3. Passaporte;
  4. Comprovante de endereço que pode ser a carta do seguro governamental, extrato bancários( Vale N26 e Revolut), declaração do seu Landlord/contrato de aluguel, correspondência de serviços governamentais recentes ou contas de consumo como internet ou telefone. Este documento precisa ter uma emissão recente( máximo 90 dias) e o endereço tem que ser exatamente o mesmo de sua residência(!);

Com os documentos necessários para a emissão do número do PPS em mãos, você agora( janeiro de 2021) tem 3 opções para emitir o documento:

Aplicando para o PPS

Para quem optar por fazer a aplicação ao PPS por email, deve tirar fotos ou cópias legíveis dos documentos necessários e enviálos ao endereço de email abaixo:
Email: [email protected] ou [email protected].
 
Além do endereço eletrônico você também pode fazer a aplicação por correios, neste caso todos os documentos xerocados devem ser enviados ao endereço abaixo:
Address: PPSN Applications, CIS Registration, Department of Employment Affairs and Social Protection, Shannon Lodge, Carrick on Shannon, Leitrim, N41 KD81

Você também pode o solicitar diretamente via site do MyWelfare, o processo é simples mas precisa de um pouco de atenção, primeiramente você precisa criar uma conta básica no MyGovID( Basta ir na opção Get a Basic Account Now, essa conta irá lhe dar acesso aos serviços do Governo Irlandês), com a conta criada você irá entrar no site do MyWelfare e solicitar o PPS number:

https://services.mywelfare.ie/en/topics/accessing-public-services/

Indiferente da opção escolhida você irá receber no seu endereço residencial uma carta com o número do seu PPS, alguns estudantes o tiveram em até 6 semanas ou seja em um pouco mais de um mês, guarde-o muito bem!
Este número é fornecido ao empregador para recolher as taxas sobre a sua renda na Irlanda, se você não o informar possivelmente irá ter que pagar até 40% do seu salário como uma forma de obrigar você a regularizar a sua situação fiscal( Você não pode trabalhar sem pagar impostos aqui também rsrs), porém após informar o número e regularizar a sua situação fiscal os valores retidos voltam todos a sua conta.

Compartilhe:

1 comentário em “COVID19: Solução Temporária para o PPS na Irlanda”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.