Agora com a ideia do intercâmbio amadurecida, vamos embarcar em nossa viagem com o primeiro destino: Irlanda!
Mas porque a Irlanda?
Como já é de conhecimento dos intercambistas tupiniquins, o país europeu concede visto (Stamp 2) para cidadãos não europeus( “non-EEE”) matriculados em curso de idiomas, podendo este ficar legalmente e trabalhar em meio período( part time) durante as aulas e período integral( full time) durante os meses de férias.
Curso de Inglês na Irlanda
Alunos matriculados em curso de idiomas na Irlanda, com duração de 25 semanas e mínimo de 15h por semana, podem solicitar o visto Stamp 2, a burocracia para tanto é baixa o que facilita o ingresso neste país.
Conforme o Serviço de Naturalização e Imigração Irlandesa ( INIS), para obter o Stamp 2, o aluno deve apresentar:
- Passaporte válido;
- Carta da escola, provando estar matriculado em um curso de idiomas com duração mínima de 25 semanas, 15h/semana e com a instituição fazendo parte da lista do ILEP, este curso precisa estar quitado todo pago;
- Seguro médico, normalmente as escolas mantém o seguro governamental incluso nos pacotes, sempre consulte o seu; Mais informações em nosso post sobre seguro saúde e assistência viagens.
- Comprovação de 3000 euros( Extrato bancários, VTM, Cheque Postal, espécie), para o período de 6 meses, considera-se 500 euros por mês; Consulte também nosso post com dicas como levar o seu dinheiro à Irlanda!
- Comprovação de endereço local( Carta da acomodação, hostel ou da agência informando onde você irá ficar quando chegar);
- Disponibilidade de 300 euros para o pagamento da taxa do visto( Que pode ser paga no momento por débito automático ou em dinheiro através de ordem de pagamento).
Pronto, aí é só agendar o atendimento na imigração e garantir a estadia regularizada pelo prazo programado!
Será enviado ao endereço fornecido a Permissão de Residência na Irlanda (Irish Residence Permit (IRP)), o antigo GNIB; Este visto ainda pode ser renovado 2 vezes, permitindo uma estadia total de até 2 anos( 3x 8 meses total de cada visto).
Após este período o imigrante pode iniciar um curso superior, ou ainda engajar um trabalho e tentar aplicar um visto de trabalho( work permit)!
Logo mais envio dicas para passagens aéreas e o que levar no seu intercâmbio! Venha comigo 😀
5 comentários em “Primeiro Destino: Irlanda”